Diretor(a) do Serviço

Sofia Lourenço

Enfermeiro(a) Chefe

Nuno Falcato

Contactos do Serviço

Secretariado:

 

214 434 4444

gau.urgencia@hff.min-saude.pt

 

Urgência Geral

Bem Vindo à Urgência Geral!

 

Localização: Piso 2

Horário de funcionamento: 24horas por dia - durante todo o ano.

Contacto do Serviço:  

  • Telefone: 214 434 4444
  • E-mail: gau@hff.min-saude.pt

  

Caracterização do Serviço

 

O Serviço de Urgência Geral é a principal via de entrada de utentes no hospital, prestando cuidados a cerca de 400 pessoas diariamente.

Este serviço tem como missão a prestação de cuidados a doentes com situações de saúde urgentes e emergentes, de instalação súbita e o seu posterior encaminhamento.

O percurso do doente inicia-se pela inscrição no Serviço de Urgência Geral e posterior encaminhamento para o gabinete de Triagem. A Triagem é realizada pela equipa de enfermagem, seguindo as directrizes da Triagem de Manchester.

A prioridade clinica é revelada por uma cor de pulseira, colocada após a triagem, que determina o tempo alvo para a primeira observação médica:

 

 

Após a triagem, o utente é encaminhado de acordo com a sua situação clinica e a prioridade atribuída, para a especialidade e espaço físico da urgência preconizado para cada situação.

 

 

 Áreas de atividade

 

- Sala de Reanimação

- Área de observação de medicina Geral

- Área não urgente, para onde são encaminhados os doentes aos quais foi atribuída a prioridade pouco urgente ou não urgente. Esta área funciona das 8h às 22h

- Sala de Pequena cirurgia

- Sala de ortopedia

- Sala de enfermagem na área da pequena cirurgia e ortopedia

- Gabinete de psiquiatria, com actividade assistencial das 8h às 20h, todos os dias da semana

- Área de oftalmologia e otorrinolaringologia, com funcionamento em dias úteis, das 8h às 20h.

 

O acompanhante é tido como um elemento chave na descodificação do processo de saúde e doença da pessoa que acompanha ao Serviço de Urgência Geral. Com o intuito de manter as condições de segurança e os requisitos a que devem obedecer os cuidados médicos, existem áreas clínicas assinaladas como “Passagem Proibida”, nas quais não é permitida a permanência dos acompanhantes. Caso o doente tenha dificuldade em fornecer dados da história clínica, o médico ou enfermeiro responsáveis pelo mesmo, poderão convocar a presença do acompanhante nestas áreas exclusivas aos doentes.

 

Unidade de Internamento de curta Duração ( UICD)

 

A Unidade de Internamento de Curta Duração (UICD), conhecida como SO, é a área elegível para a permanência dos utentes internados que carecem de vigilância do seu estado de saúde, ou aguardam a transferência para outros serviços.

É permitida a entrada a apenas uma visita por doente. Existem dois períodos preconizados de visita no SO, que são às 12h e às 19h. Às 12h, é possível obter-se informação clinica, que será transmitida pelo médico que segue a situação de saúde do seu familiar. Às 19h é disponibilizada informação pelo enfermeiro responsável pelo seu familiar.

A inscrição para a visita deve ser realizada:

 

  • Manhã – dirigindo-se ao balcão informativo da urgência geral entre as 10h30 e as 11h30 ou para o correio electrónico: informativo.urgencia@hff.min-saude.pt até às 10h. Visita/chamada das 12h às 13h.

 

  • Tarde – dirigindo-se ao balcão informativo da urgência geral entre as 17h30 e as 18h30 ou para o correio electrónico: informativo.urgencia@hff.min-saude.pt até às 17h. Visita/chamada das 19h às 20h.

 

Antes de se dirigir ao Serviço de Urgência Geral, procure o Centro de Saúde da sua área de residência, ou o apoio da Linha de Saúde 24.