Qualidade

Gestão de Risco



O Gabinete de Gestão do Risco resulta de uma abordagem integrada do risco (risco clínico e não clínico).

Dependendo do Serviço da Qualidade, o Gabinete de Gestão do Risco é constituído por um médico, um enfermeiro e um profissional (Técnico Superior) da área não clínica.

Tem como função principal a promoção, desenvolvimento e controlo da Estratégia da Gestão do Risco do HFF, através de:

  • Identificação de fatores de risco clínicos e não clínicos, associados à prestação de cuidados, aos utentes, aos profissionais e acompanhantes;
  • Monitorização dos riscos identificados, propondo e apoiando a implementação de ações de melhoria, em conjunto com as Direções dos Serviços;
  • Gestão do Sistema de Notificação de Ocorrências (clínicas e não clínicas), promovendo a notificação e apoiando na resolução das ocorrências reportadas;
  • Promoção e realização de formação na área da Gestão e Controlo do Risco;
  • Integração dos programas nacionais e internacionais associados à gestão do risco e segurança dos utentes;
  • Coordenação e acompanhamento dos Grupos de Melhoria da Qualidade e Segurança, através da apresentação de proposta de  iniciativas, suporte às mesmas, fornecimento de informação útil, e monitorização da atividade daqueles Grupos de Trabalho com ação em diferentes áreas (Ex: Prevenção e Controlo de  Quedas; Prevenção e Controlo de  Flebites, etc)
  • Promoção da adoção generalizada de uma cultura de segurança indispensável para a consciencialização do risco, conduzindo a um ambiente seguro e à melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados, através da dinamização de atividades na área da gestão do risco e segurança do doente.

 

Contacto: gestao.risco@hff.min-saude.pt