O Hospital

Gestão da Qualidade



O Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E., tem desde a sua fundação em 1994, uma especial preocupação com a Qualidade, o que se tem traduzido num esforço contínuo para melhorar os seguintes aspectos fundamentais:

  • Qualidade dos cuidados de saúde prestados;
  • Satisfação dos utentes, visitantes e profissionais;
  • Eficiência económica e financeira;
  • Minimização do risco e incremento da segurança, em todos os seus aspectos clínicos e não clínicos.

 

tendo sempre em consideração as necessidades e expectativas, presentes e futuras, dos profissionais, maximizando a sua qualidade de vida e minimizando os riscos associados à atividade, nomeadamente a decorrente da prestação de cuidados de saúde.

 

Objectivos e Política da Qualidade

O Hospital tem por objectivos a prestação de serviços de saúde, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, bem como o desenvolvimento de actividades de formação e de investigação.

Na sua actividade, o Hospital rege-se pelos seguintes objectivos:

Assegurar a prestação de cuidados de saúde de qualidade, acessíveis em tempo oportuno;

Garantir, em todo o processo de prestação de cuidados, a segurança do doente;

Assegurar a sustentabilidade económica e financeira, promovendo a eficiência na utilização dos recursos e a efectividade nos resultados.

O Hospital tem como política de qualidade a melhoria contínua quer dos cuidados de saúde quer dos serviços de gestão e apoio, de acordo com as necessidades e expectativas dos utentes. Tal política geral é assegurada por um Sistema de Gestão da Qualidade que envolva profundamente todos os níveis organizacionais do Hospital, integrando os contributos de diversos órgãos internos individuais ou colectivos.

O cumprimento dos objectivos assumidos nos contratos-programa e planos de acção é objecto de avaliação e monitorização para assegurar a concretização das metas estabelecidas e o sucesso do Hospital enquanto serviço prestador de cuidados de saúde.

Constitui também objectivo estratégico do Hospital promover a melhoria contínua de todos os níveis das suas estruturas de gestão, de forma a dotar o Hospital de um modelo de gestão responsável, competente, efectivo, participado e motivado, no quadro de uma política de permanente desenvolvimento organizacional.

A organização de centros de resultados com gestores de nível intermédio segundo matrizes funcionais, o reforço da responsabilidade da gestão clínica operacional, o desenvolvimento de modelos de intervenção por projecto ou programa, a criação de condições de participação dos diversos sectores profissionais e funcionais constituem alguns dos vectores de concretização deste objectivo.

 

O processo de Acreditação do Hospital Fernando Fonseca e Certificação dos seus serviços, enquadra-se na sua Estratégia de Qualidade e Segurança tendo, assim, como objectivos fundamentais, garantir a satisfação dos seus utentes e profissionais e desenvolver o compromisso com a melhoria continua aos diferentes níveis, assegurado a conformidade do seu sistema de Gestão de Qualidade, face a referencias de qualidade e segurança reconhecidos internacionalmente.  

"Para garantir que nos preocupamos sempre em fazer melhor"

 A Acreditação do Hospital é o reconhecimento internacional, formal por parte do CHKS - Caspe Healthcare Knowledge System, de que o Hospital cumpre os requisitos de qualidade exigidos por esta instituição britânica.

O Hospital Fernando Fonseca, foi o primeiro hospital português a obter esta Acreditação (2002), na altura atribuída pelo King's Fund Health Quality Service, tendo vindo a manter a sua Acreditação até à presente data, pelo CHKS. Atualmente encontra-se Acreditado pela 5ª vez, desde Outubro de 2015, pela edição mais recente do Programa de Acreditação Internacional para as Organizações prestadoras de Cuidados de Saúde ( 4ª edição ) continuando, assim, a dar a melhor resposta a requisitos de qualidade e segurança, cada vez mais exigentes.

Estes processos de Acreditação envolvem, sempre, a realização de auditorias externas realizadas por uma equipa independente de auditores exprientes do setor dos cuidados de saúde, à atividade e procedimentos do Hospital, tanto a nível dos Serviços Clínicos, como dos não clínicos (Exs: Negociação e Logística, Serviços Hoteleiros e Serviços Gerais; Gestão de Recursos Humanos; Gestão das Tecnologias e Informação). Estas auditorias podem ir, assim, desde a verificação ao cumprimento de critérios de segurança cirúrgica, de critérios de alta dos doentes ou da administração segura de medicamentos até, à avaliação de critérios de gestão dos resíduos hospitalares ou à verificação da existência de um  plano de emergência.

O CHKS é uma prestigiada entidade acreditadora independente, que supervisiona e acredita unidades de saúde, em todo o mundo, seguindo padrões de qualidade, baseados nas melhores práticas internacionais

Por outro lado, e em complementaridade, tem vindo a fazer parte da Estratégia da Qualidade e Segurança do Hospital, a Certificação de Qualidade, gradual,  de acordo ISO 9001, de alguns dos seus Serviços.  Atualmente a Certificação segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008, estende-se a 12 Serviços do Hospital:  

 

  • Serviço de Anatomia Patológica
  • Serviço de Patologia Clínica
  • Serviço de Imunohemoterapia
  • Serviços Farmacêuticos
  • Serviço de Imagiologia
  • Serviço de Esterilização
  • Bloco Operatório Central
  • Unidade de Cirurgia Ambulatória
  • Serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica
  • Unidade de Negociação e Gestão de Contratos
  • Unidade de Gestão Logística
  • Serviço de Consulta Externa  

O Serviço da Qualidade, do HFF,  integra o Gabinete de Gestão do Risco e tem como missão promover, no hospital, uma cultura de melhoria de Qualidade e Segurança, através da assessoria e consultoria aos serviços clínicos e de apoio geral, em convergência com as políticas do Hospital, que garanta os melhores e mais seguros cuidados de saúde, com a satisfação dos “Clientes e Fornecedores Externos e Internos”, ao mais baixo custo. 

 

Histórico da acreditação e certificação do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca:

 

2000 - 1º Hospital Português a ser Acreditado pelo King's Fund

2004 - Certificação de Serviços ISO e 2ª Acreditação pelo CHKS

2007 - Certificação de Serviços ISO e 3ª Acreditação pelo CHKS

2011 - Certificação de Serviços ISO e 4ª Acreditação pelo CHKS

2015 - Certificação de serviços ISO e 5ª Acreditação pelo CHKS

 Prestar cuidados com segurança

  •  Taxas de mortalidade (Bruta e Ajustada pelo Risco)
  •  Taxas de readmissão de doentes (Bruta e Ajustada pelo Risco)
  •  Taxa de Partos por Cesariana
  •  Demora Média (Bruta e Ajustada pelo Risco)
  •  Índice de Complicações ajustado pelo Risco
  •  Taxa de Conversão de episódios de Ambulatório em internamento
  •  Prevalência e incidência de infecção
  •  Prevalência e incidência de quedas
  •  Prevalência e incidência de úlceras de pressão
  •  Taxas de avaliação do Risco de Quedas
  •  Taxas de avaliação do Risco de úlceras de pressão
  •  Registo de ocorrências
  •  Consentimento Informado Válido
  •  Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica
  •  Taxas de consumo de solução alcoólica e higienização das mãos.

 

Prestar cuidados com equidade

  • % de utentes referenciados para consulta externa atendidos em tempo adequado
  • Tempo médio de resposta para consultas realizadas no CTH (dias)
  • Tempo médio de espera para Exames
  • % Desmarcação de Exames
  • % de doentes cirúrgicos tratados em tempo adequado
  • N.º de doentes em LIC (Mediana do tempo espera (dias); Média do tempo espera (dias))
  • % Cirurgia Ambulatório / Total Cirurgia Programada

 

Escutar o Utente

  • Inquérito de satisfação (telefónico e internamento)
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