Institucional

O Hospital



O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE foi criado por Decreto-Lei em Outubro de 2008 que definiu o seu novo estatuto jurídico, de entidade público-empresarial, depois de uma experiência de 13 anos sob gestão privada. É um hospital integrado na rede do Serviço Nacional de Saúde e tem a sua área de influência nos concelhos de Amadora e Sintra, servindo uma população que ronda os 600 mil habitantes.

A atribuição do nome Fernando Fonseca a este Hospital é uma homenagem ao Professor Doutor Fernando Fonseca (1895-1974), um dos mais notáveis médicos da sua geração. Licenciou-se em medicina em 1918 pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Notabilizou-se pela sua atividade pedagógica e clínica.

O Hospital tem por missão a prestação de cuidados de saúde humanizados e diferenciados em todo o ciclo da vida da pessoa, em articulação com os cuidados de saúde primários e continuados, bem como com os demais hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde, utilizando adequadamente os seus recursos humanos e materiais em obediência aos princípios da qualidade, de efetividade e de eficiência.

Faz também parte da sua missão a investigação, o ensino e a formação pré e pós-graduada de profissionais de saúde e de outros profissionais.

A atividade desenvolvida pelos colaboradores do Hospital rege-se por procedimentos e atitudes assentes em práticas humanistas e princípios estruturais, num quadro de permanente e atuante disponibilidade, de dignificação humana e profissional, de responsabilização, participação e diálogo e orienta-se em função dos interesses dos doentes e suas famílias, numa perspetiva de defesa do direito à proteção da saúde e da satisfação das suas necessidades e preferências individuais.

Fazem igualmente parte dos valores institucionais a honestidade e retidão na relação com terceiros, sejam doentes, fornecedores ou entidades técnicas e oficiais, obrigando-se todos os colaboradores do Hospital a pautarem o seu comportamento pelas normas de ética e deontologia aplicáveis.

A composição do Conselho de Administração dos Hospital Fernando Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE desde  Março de 2017

  • Francisco João Velez Roxo - Presidente do Conselho de Administração;
  • Helena Isabel de Seabra Nunes Almeida - Vogal Executiva com funções de Diretora Clínica;
  • Maria de Fátima Campos de Sena e Silva- Vogal Executiva;
  • Rui Jorge Dias dos Santos - Vogal Executivo com funções de Enfermeiro Diretor.

Depois da Publicação em Diário da República, 1ª série, nº 63, de 29 de março de 2017, e da Resolução do Conselho de Ministros nº 47/2017, que nomeou sob proposta dos Ministros das Finanças e  da Saúde, Francisco João Velez Roxo, Helena Isabel de Seabra Nunes Almeida ( Diretora Clínica), Maria de Fátima Campos de Sena e Silva, Márcia Raquel Inácio Roque e Rui Jorge Dias dos Santos (Enfermeiro Diretor), respectivamente, para os cargos de presidente e de vogais executivos do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE.

 

Histórico do CA do HFF entre  2013 e 2016

Através da Resolução n.º 34/2013, do Conselho de Ministros, publicada no Diário da República, 2ª série, n.º 253, de 31 de Dezembro de 2013, foram nomeados, sob proposta dos Ministros de Estado e das Finanças e da Saúde, Luís Manuel Abrantes Marques, Margarida Maria Pires Garcia Rato, Luís Miguel Ferreira Rodrigues Gouveia, Nuno Afonso da Costa Alves (Diretor Clínico) e João Luís Perestrelo Vieira (Enfermeiro Director), respectivamente, para os cargos de presidente e de vogais executivos do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE.

09 de Março de 2015- Foi publicada no Diário da República n.º 47, 2ª Série, de 09 de Março de 2015, a Resolução do Conselho de Ministros, n.º 16/2015, de 26 de Fevereiro, que nomeia Helena Isabel de Seabra Nunes Almeida como Diretora Clínica do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE, em substituição de Nuno Afonso da Costa Alves.

15 de fevereiro de 2016-Foi ainda publicada no Diário da República, 2ª série, n.º 31, de 15 de fevereiro de 2016, a Resolução n.º 4-E/2016, do Conselho de Ministros, aprovada em 11 de fevereiro de 2016, que nomeia Francisco João Velez Roxo para o cargo de vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE, em substituição de Luís Miguel Ferreira Rodrigues Gouveia.

6 de junho de 2016-Foi publicado no Diário no Diário da República, 2ª série, nº 108, de 6 de junho de 2016, a Resolução do Conselho de Ministros nº 14/2016, que nomeia Francisco João Velez Roxo para Presidente do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E. e  Maria de Fátima Campos de Sena e Silva para o cargo de Vogal Executiva do Conselho de Administração do Hospital Fernando Fonseca E.P.E..