Dia Mundial da Saúde

07-04-2017


A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu este ano a “Depressão” como tema para assinalar o Dia Mundial da Saúde que se comemora no dia 7 de Abril. Esta data é celebrada desde 1950 e coincide com o aniversário da fundação da OMS, em 1948.

Segundo a OMS a depressão é a principal causa de saúde em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas vivem atualmente com depressão e houve um aumento de mais de 18% entre 2005 e 2015. Em Portugal esta doença afeta cerca de 400 mil pessoas.

O termo depressão é relativamente novo na história, tendo sido usado pela primeira vez em 1680, para designar um estado de desânimo ou perda de interesse. É uma perturbação na qual são experienciadas emoções de angústia, tristeza, frustração, desânimo, desmotivação, resultantes de experiências traumáticas vividas no passado, criando conflitos emocionais.

Para assinalar este dia decorrerão nacionalmente várias iniciativas, entre as quais, uma sessão no Teatro Thalia, onde estará presente o Dr. Francisco George, director-geral da saúde e o ministro da saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes, que atribuirá o Prémio Nacional de Saúde 2016 e diferenciará, medalhando os serviços distintos do Ministério da Saúde.

O programa prevê ainda a inauguração da mostra “800 anos de saúde em Portugal”, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, organizada pelo instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge que pretende marcar o futuro espaço do Museu da Saúde.