VMER do Hospital Fernando Fonseca: Um ano de resultados

16-03-2017


Num ano, a VMER do Hospital Fernando Fonseca foi activada 3709 vezes, prestou assistência urgente a 3612 adultos e a 7 recém nascidos. Estes números foram hoje divulgados em sessão Pública no HFF, pela Equipa da VMER na cerimónia que teve lugar no anfiteatro do nosso hospital.

Na cerimónia, que contou com a presença do presidente da Câmara de Sintra e com a Dirigente do INEM a médica  Drª Teresa Brandão, a nossa directora da Urgência Geral Sofia Lourenço – e por inerência, responsável pela VMER – revelou alguns dos dados mais significativos deste ano de VMER: o tempo médio de chegada da VMER ao local da ocorrência para a qual foi chamada foi de 9 minutos, sendo que 56 por cento das ocorrências deram-se no Concelho de Sintra, enquanto 34 por cento foram sinalizadas no concelho da Amadora.

Mais de 54 por cento das vítimas socorridas nesta primeira intervenção da VMER tinham mais de 65 anos, havendo mesmo o registo de 27, 1 % dos casos em idosos com idade superior a 80 anos. 

Neste primeiro ano de actividade, o médico e o enfermeiro que constitui a guarnição da viatura médica socorreu 636 casos de paragem cardio-respiratória e 399 situações de patologia neurológica, entre convulsões (209 casos) e alteração do estado de consciência (190 casos).

Quanto às situações de Trauma socorridas pela VMER, houve um total de  251 casos socorridos, dos quais 72 eram Politraumatizados, 136 casos de trauma crânio-encefálico, 23 casos de trauma torácico e 20 registos de trauma abdominal.

Na ocasião e em nome dos munícipes abrangidos pelos Serviços , Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra salientou o papel da autarquia no desbloqueio da VMER do HFF, evidenciando a importância das vidas que uma intervenção rápida permitiu salvar. Relembrando os factos que deram origem à disponibilidade do Estado para promover a instalação da VMER no Hospital Fernando Fonseca, o edil de Sintra salientou ainda  a disponibilidade da câmara para colaborar com o hospital na melhoria das condições de saúde da população do concelho de Sintra.