Institucional

Centro De Documentação e Informação (CDI)



 

 

    

PubMed (MedLine) é a principal base de dados bibliográfica mundial, na área da biomedicina. É da responsabilidade do National Center for Biotechnology Information (NCBI), da US National Library of Medicine (NLM).É de acesso aberto.

  


 

 

      

 

PubMed Central é um Arquivo Digital de Publicações Periódicos de livre acesso, na área da biomedicina. É da responsabilidade do National Center for Biotechnology Information (NCBI), da US National Library of Medicine (NLM). É de acesso aberto.

 


 

  

BioMed Central é um Arquivo Digital de Publicações Periódicos de livre acesso, na área da biomedicina. É da responsabilidade da US National Library of Medicine (NLM). É de acesso aberto.

 


 

Índex é uma Base de dados de literatura e de teses médicas exclusivamente nacionais. Contém mais de 45.000 artigos incluídos em mais de 170 publicações periódicas portuguesas, na área da medicina, bem como teses de doutoramento nas faculdades de medicina nacionais. Requer registo prévio. É de acesso aberto.

 


 

 

O modelo SciELO enquadra-se numa iniciativa internacional de países de língua portuguesa e castelhana, no qual Portugal participa, com o objectivo de promover revistas científicas e difundir a produção científica de cada país participante. Em Portugal, o projecto é desenvolvido pelo Ministério da Educação e Ciência. É de acesso aberto.

 


 

 

 

O Open Science Directory é um portal que congrega c. de 13.000 periódicos de texto integral. É de acesso aberto.

  


 

 

O Free Medical Journals é m portal que disponibiliza um  conjunto de publicações periódicas e livros, em várias especialidades médicas. É de acesso aberto.

 


 

 

O Journal for Free congrega mais de 8.000 periódicos, em várias áreas do conhecimento, contando com mais de 4.000 periódicos na área da saúde. É de acesso aberto.

 


 

 

O RedALic é um sistema de informação que reune um conjunto de revistas científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal. É de acesso aberto.

 


 

 

O Bookshelf, desenvolvido pelo NCBI, em colaboração com editores e autores, disponibiliza um conjunto de livros na área da biomedicina. É de acesso aberto.

 


 

 

 

O InTech é um dos maiores editores de livros em livre acesso. Na área médica conta já com mais de 900 livros electrónicos. É de acesso aberto.

 


 

 

O TOXNET é um conjunto de bases de dados desenvolvidas pela National Library of Medicine dos EUA, para pesquisar sobre toxicologia, produtos químicos perigosos e áreas afins É de acesso aberto.

 


 

A B-on é um portal que disponibiliza o aceso a vários recursos de informação, nomeadamente ao texto integral de mais de 16.000 publicações periódicas de várias editoras. É de acesso restrito ao HFF.

 


  

 

O ISI Web of Science é um portal que possibilita o acesso a várias bases de dados de informação bibliográfica e bibliométrica, relativa à produção científica mundial, das quais se destaca os Citation Index e o Conference Proceedings. É de acesso restrito ao HFF.

  


  

 

 O Journal Citation Reports é uma base de dados com os periódicos científicos incluídos nos Citation Índex, fornecendo o factor de impacto de cada periódico, nas respectivas áreas científicas. É de acesso restrito ao HFF.

 


  

 

O EndNote Web é um gestor de regências bibliográficas online, associado à plataforma ISI Web of Knowledge, que permite pesquisar em diversas bases de dados, armazenar e organizar as referências bibliográficas e inclui-las num texto. É necessário registo prévio em IP do HFF.

 


 

 

 

Esta plataforma permite-lhe aceder aos periódicos a seguir indicados. É de acesso restrito ao HFF.

 


 

 

 

Esta ligação permite-lhe aceder ao texto integral do New England Journal of Medicine. É de acesso restrito ao HFF.

 


  

 

A Cochrane Library é uma colecção de fontes de informação de medicina baseada na evidência. Inclui a base de dados de Revisões Sistemáticas de texto integral, além das bases de dados de ensaios clínicos, de avaliação económica de intervenções em saúde, de avaliação de tecnologias de saúde e resumos estruturados de outras revisões sistemáticas. É de acesso restrito ao HFF.


 

 

A ClinicalKey disponibiliza um conjunto integrado de serviços online, nomeadamente livros (> de 900), revistas, incluindo a colecção “Clinics of North American” (>500), “Guidelines” (>2.000), bem como outros materiais.

Os profissionais do HFF poderão solicitar ao CDI um “user name” e “password” para poderem aceder a esta base de dados fora do HFF. É de acesso restrito ao HFF.

 


 

A DynaMed é uma base de dados para apoio à decisão clinica, em que a informação é baseada na melhor evidência disponível e está organizada de forma clara e resumida. É de acesso restrito ao HFF.

 


 

 

EBSCOhost é uma plataforma de pesquisa comum a todas as bases de dados EBSCO, das quais se destacam a Biomedical Comprehensive, a Health Business Elite, a Psychology + Behavioral Science Collection, entre outras. É de acesso restrito ao HFF.

 

 

 

O Repositório do HFF destina-se a armazenar, preservar, e dar acesso à produção científica dos profissionais do HFF. É de acesso aberto.