Entre os dias 13 a 26 de Junho de 2011, está patente uma exposição de pintura do Ciclo Saud'Arte: Humanização pela Arte do Hospital. Estarão obras expostas de Albertina Fernandes.
Nasceu em Amêndoa-Mação. Concluiu os seus estudos no antigo Colégio D. Pedro V, foi funcionária dos CTT e, paralelamente dedicou a sua vida à pintura.
Há alguns anos passou a dedicar-se apenas à pintura, frequentando aulas com Ana Bela Faia, discípula do " mestre" Lima de Freitas. A sua pintura caracteriza-se pela versatilidade dos temas, e pela riqueza do sentimento que transparece para a tela.
Em 1995 fez a sua primeira exposição em Constância, início de um percurso de aprendizado que também passou pelo Brasil, onde já realizou três exposições. Dotada de extrema sensibilidade, prende-nos em todos os temas onde a sua versatilidade nos leva.
Das flores às paisagens, duma realidade marcante, é talvez na sua "terceira fase " que o nosso olhar se extasia... o "feminino" está mais presente que nunca, no seu traço firme mas etéreo, onde a par do sublime encontramos um ar de mistério permanente.
As suas obras têm sido apreciadas em inúmeras exposições nestes últimos quinze anos, decorrentes nos mais diversos pontos do país.