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Consulta Externa
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Consulta Externa

Enfermeira Chefe: Enfª Fernanda Dantas

Localização: Piso 2
Contactos: 21 434 82 50

Missão

Prestar cuidados diferenciados ao doente com diversão patologia em regime ambulatório, onde a qualidade, eficácia, humanização e garantia de satisfação dos doentes e profissionais envolvidos esteja presente.

Horário de funcionamento

O serviço de consultas externas do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca funciona entre as 08h e as 18h, de 2ª a 6ª feira, podendo alargar o seu período de funcionamento até às 20h, devendo sempre garantir a conclusão do atendimento de todos os utentes inscritos para esse dia.

O atendimento médico nas consultas far-se-á em 2 períodos com início respectivamente às 08h e às 14h.

Horários das consultas (de 2ª a 6ª feira)

 Anestesiologia > das 15h às 18h

Cardiologia > das 8h30 às 18h
Cirurgia Geral > das 8h30 às 17h
Consulta da Dor > das 8h às 13h
Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Maxilo Facial > (3.ªs, 4ªs e 5ªs) das 9h às 13h
Cirurgia Pediátrica > ( 2ªs, 3ªs, 5ªs,6ªs ) das 9h às 13h
Gastrenterologia > das 8h30 às 18h
Ginecologia > das 8h30 às 18h
Medicina Física e de Reabilitação > das 8h30 às 17h
Medicina Interna > das 8h30 às 18h
Nefrologia > das 8h30 às 18h
Neurologia > das 8h30 às 16h30
Obstetrícia > das 8h30 às 17h
Oftalmologia > das 8h30 às 17h30
Ortopedia > das 8h30 às 17h
Otorrinolaringologia > das 8h30 às 17h
Pediatria > das 8h30 às 17h
Pneumologia > das 8h15às 17h30
Psiquiatria > das 8h00 às 17h
Urologia > das 8h00 às 17h

 

Marcação da primeira consulta

Beneficiário do Serviço Nacional de Saúde (S.N.S.)
A marcação é solicitada pelo Centro de Saúde ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e é o Hospital que marca e convoca o doente para a consulta. O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca envia ao doente a marcação via correio (excepcionalmente por telefone) com indicação da hora, e local da realização da consulta ou exame.

Utentes oriundos da Consulta Externa/Internamento de outra especialidade, ou dos Serviços de Urgência do hospital
A marcação de 1ª consulta nestes casos é feita pelo funcionário administrativo do Serviço onde o utente se encontra, devendo este informá-lo de imediato, ou posteriormente por via postal, da data, hora e local da Consulta solicitada.

Se por algum motivo não poder comparecer pedimos-lhe que nos contacte para o telefone 21 434 8250 ou envie email para central.marcacoes@hff.min-saude.pt com pelo menos 3 dias de antecedência.

 

Marcação das consultas subsequentes (2ª consulta)

Desmarcação/Alteração de consultas por parte do doente

O utente pode solicitar alteração de marcação de consulta se apresentar, com a antecedência mínima de 5 dias seguidos antes da data marcada, razão plausível (Nº 2 Artº 249 - Código do Trabalho) que justifique a impossibilidade de comparência na data marcada, tendo uma única oportunidade de remarcação.

Se o utente não comparece à consulta devidamente programada, tem 7 dias seguidos após a data marcada para apresentar justificação por motivo plausível, dá origem a falta não justificada e conclusão do pedido de consulta.

Se o utente desejar reiniciar o processo de consulta deve solicitar junto do médico assistente do Centro de Saúde novo pedido via CTH

Em caso de não justificação da falta, por motivo plausível, poderá ser exigido ao utente o pagamento da taxa moderadora aplicável.

(Portaria nº 95/2013 de 4 de Março)

Contactos para desmarcação/Alteração de consulta:

Telefone : 21 434 8250 (9h00 às 15h00 dias úteis)

Fax: 21 434 55 69

Email: consultas.externas@hff.min-saude.pt

 

 

O que deve trazer

  • Informação pessoal: Bilhete de Identidade, Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde, Cartão de Beneficiário da Segurança Social ou de outra entidade responsável
  • Últimas análises, radiografias e outros exames que tenha efectuado fora do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
  • O nome dos medicamentos que esteja a tomar
  • O doente deverá estar 30m antes da hora da consulta marcada de forma a poder tratar de seu processo administrativo, evitando algum atraso na consulta.

 

Onde se deve dirigir

Primeira Consulta
Deve dirigir-se ao balcão principal que se encontra no átrio principal das Consultas Externas.

Consultas Subsequentes (2ª Consulta)
Deve dirigir-se novamente ao balcão principal da especialidade da consulta.

Taxa Moderadora
O pagamento de Taxa Moderadora é efectuado no balcão de atendimento quando a consulta é efectivada. Os valores das taxas moderadoras estão definidos na Portaria nº 985/ 2003. A não apresentação dos dados identificativos do subsistema leva ao pagamento integral do acto clínico e não apenas da taxa moderadora.

No final da Consulta
Deve voltar ao balcão principal sempre que haja nova consulta para marcar, receitas para validar ou qualquer outra informação pertinente.

Se por algum motivo não poder comparecer pedimos-lhe que nos contacte para o telefone 21 434 8250 ou envie email para central.marcacoes@hff.min-saude.pt com pelo menos 3 dias de antecedência.

 

Outras informações importantes

Acompanhantes
Devido ao espaço reduzido das salas de espera tornou-se necessário criar um sistema de acompanhantes promovendo assim o bem estar do doente.
Os doentes dependentes de terceiros e menores deverão ser sempre acompanhados por terceiros, os restantes acompanhantes deverão aguardar no átrio principal da consulta, podendo acompanhar o doente quando este for chamado para a consulta.

Alteração de dados identificativos
Na eventualidade de se verificar alguma alteração nos dados identificativos do utilizador, como por exemplo: telefone, morada, subsistema, etc; esta alteração deve ser comunicada ao Hospital imediatamente.

Solicitação de dados clínicos
Existe um impresso específico para o efeito devendo ser solicitado/preenchido no balcão informativo da Consulta ou Said.

Termos para o exterior
Quando não existe possibilidade de efectuar uma consulta no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, por motivo de não existir a especialidade/ exame disponível, ou por incapacidade momentânea, é passado um termo de responsabilidade garantindo ao utilizador a efectivação dessa consulta/exame numa outra instituição de saúde.

Parqueamento das Consultas Externas
Deverão ser estacionados os carros no parque de estacionamento exterior, junto à portaria. Existe um autocarro interno efectua transporte de 15 em 15m da paragem de autocarro exterior até à porta da Consulta Externa

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