Farmácia Hospitalar



Bem Vindo aos Serviços Farmacêuticos!

 

Localização: Piso 1

 

Horário de Funcionamento

- Dias úteis:

Farmácia Hospitalar: das 08:00 às 20:00 (das 8-9h e 16-20h regime de Urgência Farmacêutica presencial)

Farmácia de Ambulatório: das 08:00 às 17:00

 

- Sábados:

Urgência Farmacêutica: das 09:00 às 18:00

Farmácia de Ambulatório: Encerrada

 

- Domingos e Feriados:

Urgência Farmacêutica: das 10:00 às 18:00

Farmácia de Ambulatório: Encerrada

 

 

MISSÃO

 

  • Assegurar a terapêutica necessária ao tratamento dos doentes com qualidade, segurança e eficácia, monitorizando os resultados e a satisfação dos doentes e dos profissionais envolvidos.

 

QUADRO DE PESSOAL

 

  • 16 Farmacêuticos
  • 15 Técnicos de Farmácia
  • 9 Auxiliares de Ação Médica
  • 4 Administrativos
  • 1 Técnico Superior de Apoio à Gestão (tempo parcial)

 

COMPETÊNCIAS

 

Seleção de Medicamentos

  • É responsabilidade dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares a gestão do circuito do medicamento e de outros produtos farmacêuticos. A seleção de medicamentos, em integração com a Comissão de Farmácia e Terapêutica, permite definir um formulário terapêutico restrito, atualizado e adaptado às patologias seguidas no hospital. Esta selecção tem como objetivo último garantir a racionalização da terapêutica e a disponibilização de medicamentos com o melhor perfil de eficácia e segurança possível.

 

Aquisição de Medicamentos

  • O objetivo principal da gestão, no que diz respeito à aquisição, é a satisfação das necessidades terapêuticas dos doentes com a melhor utilização dos recursos disponíveis. Como tal, todos os processos de selecção e aquisição de medicamentos têm em vista uma utilização racional dos mesmos, de acordo com parâmetros de qualidade farmacoterapêutica, farmacoeconómicos e de eficiência. Os Serviços Farmacêuticos são responsáveis por desencadear o processo de aquisição de medicamentos, outros produtos farmacêuticos e dispositivos médicos, emitindo previsões de consumo, especificações técnicas e garantindo o parecer técnico-científico à decisão de adjudicação.

 

Distribuição de Medicamentos

  • A distribuição de medicamentos é o processo mais visível e fundamental no circuito do medicamento hospitalar. Tem como principal objetivo assegurar a terapêutica prescrita aos doentes internados e em regime de ambulatório, de forma atempada e segura. Engloba a validação farmacêutica da prescrição médica, o acompanhamento do cumprimento integral do plano terapêutico e o controlo dos erros potencialmente associados a todo o processo.
  • Na Farmácia de Ambulatório são dispensados aos doentes em regime de ambulatório, medicamentos para determinadas patologias contempladas em legislação específica. Estes medicamentos podem ser ou não de uso exclusivo hospitalar.

 

 

Produção de Medicamentos

  • A necessidade de preparação de medicamentos adequados às necessidades de cada doente no Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, EPE é também responsabilidade dos Serviços Farmacêuticos. O setor de produção engloba a reconstituição de medicamentos injectáveis citotóxicos e imunomoduladores, soluções para nutrição parentérica e outros, a preparação de formulações orais, destinadas maioritariamente a crianças e recém-nascidos prematuros, e o acondicionamento de medicamentos em dose unitária (reembalagem).

 

Seguimento Farmacoterapêutico

  • É o conjunto de processos desenvolvidos pelos farmacêuticos que procuram assegurar os resultados das terapêuticas prescritas aos doentes. Incluem validação farmacêutica da prescrição médica, promoção da adesão dos doentes à terapêutica, informação aos doentes e aos profissionais de saúde e monitorização dos resultados. Este serviço é proporcionado a todos os doentes internados através da validação diária de todas as prescrições médicas e ao doente em regime de ambulatório através da consulta farmacêutica.

 

Farmacocinética

  • A monitorização das concentrações séricas de fármacos com margens terapêuticas estreitas é essencial para assegurar a sua correcta adequação posológica. Este processo, integrado no seguimento farmacoterapêutico é de grande relevância pois permite garantir a utilização dos medicamentos em qualidade, segurança e efectividade, evitando administração de doses sub ou sobreterapêuticas.

 

Ensaios Clínicos

  • Ao nível dos ensaios clínicos, os Serviços Farmacêuticos intervêm nos processos de avaliação de protocolos, receção, armazenamento, preparação, distribuição e organização dos processos de medicamentos experimentais e dos dispositivos utilizados para a sua administração.

 

Comissões Técnicas e Grupos de Trabalho

  • Os farmacêuticos participam activamente em Comissões multidisciplinares que coordenam as áreas de terapêutica: Comissão de Farmácia e Terapêutica, Comissão de Ética, Comissão de Qualidade e Segurança do Doente e Comissão de Controlo de Infecção (actual PPCIRA).
  • Farmacêuticos e Técnicos de Farmácia participam nos Grupos de Trabalho de Qualidade, Segurança, Tratamento de Feridas e Erros de Medicação.

 

Formação

  • A Formação contínua é uma necessidade absoluta na área de terapêutica, pois a evolução desta tecnologia exige actualização permanente de conhecimentos. Esta é uma área prioritária para todos os profissionais dos Serviços Farmacêuticos.
  • Somos também formadores de profissionais de saúde. Proporcionamos estágios a farmacêuticos e técnicos de farmácia em fase de pré-licenciatura bem como estágios a farmacêuticos de Angola, Moçambique e farmacêuticos que necessitam de alargar as suas competências para candidatura ao título de especialista em Farmácia Hospitalar concedido pela Ordem dos Farmacêuticos.

 

 

CONTACTOS

 

Telefone secretaria: 214345571

Fax: 214348352

Telefone Farmácia Ambulatório: 214345604

Endereço Eletrónico Farmácia Ambulatório: farmacia.ambulatorio@hff.min-saude.pt