Serviços de Apoio



MISSÃO E OBJETIVOS

 

Missão

  • Recolher, tratar e encaminhar as reclamações, sugestões e agradecimentos. Informar, orientar e apoiar os utilizadores do Hospital Fernando Fonseca (HFF) nas questões colocadas.

 

Objetivos

  • Qualidade, satisfação dos utilizadores do Hospital quer fisicamente, quer telefonicamente de forma a possibilitar o aumento da qualidade do serviço prestado.

 

 

APOIO PRESTADO

 

Este gabinete permite o tratamento individualizado de questões colocadas pelos utilizadores do Hospital Fernando Fonseca.

Trata a informação cedida de forma a permitir um atendimento baseado em critérios de qualidade.

Avalia os vários serviços e sugere mudanças quando se verifiquem como necessárias permitindo um bom desempenho do serviço.

Recebe e encaminha de todos os AGRADECIMENTOS e SUGESTÕES, distribuindo essa mesma informação pelos serviços implicados e pela Direcção Geral do Hospital.

 

 

PROCEDIMENTOS DO SERVIÇO

 

Para elaborar uma reclamação o Hospital Fernando Fonseca tem disponível o Livro de Reclamações. Pode ainda ser utilizado o email do gabinete do Cidadão, sendo o tratamento de resposta e encaminhamento das reclamações idêntico.

 

Livro de Reclamações - Resolução do Conselho de Ministros nº189/96 de Novembro

 

Estes livros encontram-se distribuídos por diferentes áreas, nomeadamente:

  • Livro correspondente a queixas da Urgência Geral, Pediátrica, Obstétrica e Ginecológica encontra-se no Serviço depara entidades Urgência Geral;
  • Livro correspondente ao Internamento encontra-se na Recepção do Átrio Principal;
  • Livro correspondente à área de Consulta Externa e Exames encontra-se no Gabinete do Cidadão;
  • Livro correspondente aos serviço de Urgência Básica encontra-se no respetivo local;
  • Livro correspondente às consultas efectuadas nos centros de saúde e pedopsiquiatria encontram-se no respetivo local;
  • A cópia da reclamação é enviada para a Agência para a Modernização Administrativa IP Departamento da Modernização e Recursos da Saúde;
  • Sitema de gestão de Reclamações (SGREC)
  • É um programa informático onde são inseridas todas a queixas formalizadas cujo acesso está disponível à Entidade Reguladora da Saúde.

 

 

LOCALIZAÇÃO, HORÁRIO E CONTACTOS

 

Onde está localizado?

 

O Gabinete do Cidadão encontra-se situado na área de Consulta Externa.

Existem ainda disponíveis no Serviço de Urgência Geral, colaboradoras Assistentes do Doente que apoiam os doentes.

 

Contactos

 

Hospital Fernando Fonseca 
Gabinete do Cidadão
IC-19
2700 Amadora
Telefone: 21 434 8200 - 21 434 8240
E-mail:  gio@hff.min-saude.pt

 

Horários

 

O Gabinete de Apoio ao Utente funciona dentro do seguinte horário:

Dias úteis: 09h às 18h
Hora de almoço: contatar segurança da área de Consulta Externa

A tesouraria situa-se no primeiro piso.

Está integrada na Direção de Gestão Financeira e tem por funções gerir as disponibilidades, efetuar os pagamentos, receber os valores cobrados, elaborar o orçamento de tesouraria e os mapas de fluxos de caixa. O horário de atendimento ao público é das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30 de 2ª feira a 6ª feira.

 

O Posto da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Hospital Fernando Fonseca iniciou o seu funcionamento no dia 1 de Abril de 1996, tendo sido criado com base na portaria nº 462/86 de 23 de Agosto, no aspeto funcional, à semelhança dos seus congéneres de Santa Maria, S. José, S. Francisco Xavier, etc, casos estes que servem grandes áreas populacionais, funcionando ininterruptamente 24h sobre 24h, por turnos de 8h. Fazem parte deste efetivo, um chefe e 7 agentes principais.

O Posto Policial do Hospital Fernando Fonseca encontra-se enquadrado na Divisão Policial da Amadora, funciona nas Urgências deste Hospital, junto ao Serviço de Admissão Urgente e é comandado pelo Sr. Chefe Luís Adriano Pires Martins.

 

Contactos:

 

Telefone Posto policial: 21 434 83 92

Telefone Chefe: 21 434 8456 

 

 

 

  • O Serviço de Segurança é assegurado por uma empresa Externa. Tem como função controlar as entradas e saídas do Hospital, preocupando-se com todos os aspetos relacionados com a segurança no Hospital, entre outros.

 

  • Existem ainda sistemas de vigilância por câmara para garantir a segurança dos doentes internados.

 

 

 

  • A Capela situa-se no Piso 1, na zona central, encontrando-se aberta ao público.
  • Os Serviços de Capelania são assegurados pelo Capelão do Hospital e por uma equipa de voluntários.
  • Na Capela é celebrada Missa  às  terças, quintas e Sábados, às 16 horas.

 

 

Situa-se no átrio central do Hospital e apresenta uma diversidade de artigos.

 

Horário:

 

2ª e 6ª das 7h30 às 19h30

Sábados das 8h30 - 19h00

Domingos e feriados das 10 às 18h30

Situa-se no átrio central do Hospital e apresenta uma diversidade de artigos de Ortopedia e também disponibiliza ajudas técnicas. 

 

Horário:

 

2ª e 6ª das 9h00 ás 19h00

Sábados das 12h00 ás 18h00

Domingos e feriados - Encerrado 

  

 

Horário das Cafetarias:

  

Cafetaria

Dias úteis

Sábados

Domingos e feriados

Consultas Externas

8h-18h

-

-

Átrio Principal

8h-20h

12h-20h

12h-20h

Quiosque, Urgências

8h-24h

10h-24h

10h-24h

Localização: junto à cafetaria de pessoal.

Horário: 12h às 15h e das 19h às 22h ( exclusivo a colaboradores, dadores de sangue e acompanhantes).

 .Situam-se no átrio principal duas Caixas de Correio (uma de Correio normal e uma de Correio Azul) com uma última tiragem às 17 horas.

 

  • Existem telefones públicos junto às entradas e nos vários pisos disponíveis a qualquer hora.
    Os telemóveis serão obrigatoriamente desligados nos Serviços de Internamento, de acordo com norma interna do Hospital.

 

  • Existem 3 caixas Caixas de Multibanco disponíveis, 2 no átrio principal e outras 1 no átrio das Consultas Externas.